Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

a música de todas as raças

O TEU CABELO NÃO NEGA MULATA (1931)
INTRODUÇÃO, ARRANJO E REGÊNCIA DE PIXINGUINHA
MÚSICA DE LAMARTINE BABO
VOZ CARLOS BARBOSA



Boas Festas
INTRODUÇÃO, ARRANJO E REGÊNCIA DE PIXINGUINHA
Acompanhamento Diabos do Céu
E Mais MUITAS MÚSICAS DO GRANDE ASSIS VALENTE
COM CARMEN MIRANDA E ARACY DE ALMEIDA





Noel Rosa

Noel Rosa (1910-1937) Com que Roupa?

Nasce no dia 11 de Dezembro de 1910 no chalé 130 da rua Teodoro da Silva no bairro carioca de Vila Isabel,um dos maiores compositores de samba de todos os tempos(se não o maior), Noel de Medeiros Rosa, mais conhecido como Noel Rosa.

Noel Rosa aprendeu a tocar bandolim com a mãe, Martha de Azevedo Rosa, e foi introduzido ao violão(seu principal instrumento) pelo pai, Manuel Medeiros Rosa. Noel aprendeu a ler e a escrever com a mãe, e, segundo Almirante cursou o primário no colégio Maisonette.
Em 1927, voltava de uma noitada, quando encontrou sua avó paterna enforcada no quintal de sua casa; tinha se matado, repetindo o gesto de um bisavô de Noel.

Noel era muito mais ligado na música que nos estudos(ele que quase estudou medicina).

Em 1929 juntamente com Almirante e João de Barro-o Braguinha-(colegas de Vila Isabel)formam um conjunto que fora muito importante para Noel,o Bando dos Tangarás.
O repertório do conjunto se compôs de cantigas de inspiração nordestina, de acordo com a moda do momento.
Neste mesmo ano de 1929 ele começa a se tornar compositor,com a embolada ``Minha Viola``e a toada ``Festa no Céu.

Em 1930/31 (??) compõe um de seus maiores sucessos, o samba "Com que Roupa?" (Agora vou mudar minha conduta...). "Com que Roupa?" vira o maior sucesso daquele carnaval. Esse samba tem uma história muito curiosa: Noel pediu para o maestro e violoncelista Homero Dornelas escrever uma melodia para o "Com que roupa?".
Homero sentou-se ao piano e pediu para que Noel cantasse o samba. Noel começou a cantar:
-Agora vou mudar...
Homero interrompeu e falou:
-Noel, esse samba não pode ser publicado, pois isso não é samba, é o Hino Nacional.
Homero tocou no piano o início do Hino e Noel se surpreendeu ao saber que fez um samba (que logo se tornaria o seu maior sucesso) com a mesma melodia do Hino Nacional.
Depois, Homero trocou algumas notas e o samba ficou pronto.
A partir de então não parou de compor sucessos como Três apitos, Prá esquecer,São coisas nossas e por aí vai.

Em 1933 compõe um samba que quem escuta hoje em dia,nem acredita que ele foi composto a tanto tempo assim(por volta de 1933),o samba
``Onde está a Honestidade?``,este samba fala sobre os ``Lalaus ``que infernizam a nossa vida desde aquela época,este samba ficou bastante conhecido na bela voz da cantora Beth Carvalho.

No início de 1934 começava uma das maiores polemicas da musica brasileira , Noel Rosa compôs "Rapaz Folgado", uma resposta a "Lenço no Pescoço",do então jovem sambista Wilson Batista,depois Noel compôs o grande sucesso Feitiço da Vila,Wilson respondeu com Frankeisten da Vila,sendo respondida por Noel com Palpite Infeliz,para finalizar a polemica,Wilson fez Terra de Cego.Em sua música, Noel, estranhamente, criticava o malandro cantado por Wilson - logo ele, um apologista da malandragem. No fundo, o que havia, porém, era uma rixa por causa mulher: Wilson tinha roubado uma namorada dele.

Depois de perder a namorada para Wilson, Noel conheceu na noite de São João deste mesmo ano(1934)o grande amor de sua vida,a dançarina Juraci Correia de Moraes(então com 16 anos).Juraci serviu de inspiração de pelo menos 8 sambas,e foi só(meses depois eles se separaram)
No dia primeiro de Dezembro de 1934 casa-se com Lindaura.
Noel continuava Boêmio, e continuava a frequentar a Lapa comendo mal, e provocando excessos tudo isso acabou em Tuberculose.
Em 1935 viaja para BH mas volta como estava,muito mal

No dia 4 de maio de 1937 agoniza em sua casa na Vila Isabel
Por volta das dez horas da noite pediu ao seu irmão Hélio que lhe virasse para o outro lado da cama pois não estava se sentindo muito bem,minutos depois,Noel Rosa falece.
Feitiço da Vila - Música de Noel Rosa - Interpretação de Orlando Silva

Aracy De Almeida - Palpite Infeliz (Noel Rosa)

polêmica wilson batista x noel rosa

aracy de almeida e mpb 4 com a polêmica entre wilson batista e noel rosa.

O BONDE SÃO JANUÁRIO Wilson Batista
Bondes do Rio de Janeiro ao longo do Século XX e especificamente os do Bairro de Santa Teresa em princípios da Década de 1990. Filmagens captadas do documentário retrospectivo do Século XX (Rede Globo) e do documentário histórico e cultural "A Poesia Viaja no Bonde" (TVE). Fundo musical: "O Bonde São Januário", Samba de Ataúlfo Alves e Wilson Batista -

BIX BEIDERBECKE 1924-1930


Bing Crosby, Paul Whiteman Orchestra, Bix Beiderbecke - Changes (1928)

Shanghai Shuffle - Fletcher Henderson

Bix Beiderbecke & Paul Whiteman - Lonely Melody, 1928


Atraente - Chiquinha Gonzaga


Francisca Edwiges Neves Gonzaga, mais conhecida como Chiquinha Gonzaga, (Rio de Janeiro, 17 de outubro de 1847 — Rio de Janeiro, 28 de fevereiro de 1935) foi uma compositora e pianista brasileira.

Foi a primeira chorona, primeira pianista de choro e também a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. No Passeio Público, há uma herma em sua homenagem, obra do escultor Honório Peçanha.

A necessidade de adaptar o som do piano ao gosto popular valeu a Chiquinha Gonzaga a glória de se tornar a primeira compositora popular do Brasil. O sucesso começou em 1877, com a polca Atraente, aqui tocada pelo grupo "As Choronas"

Chiquinha Gonzaga - Ô Abre Alas

A primeira marchinha de carnaval brasileira: "Ô Abre Alas". Autoria de Chiquinha Gonzaga em 1899. Acervo da Biblioteca Nacional.
Ó Abre Alas, de Chiquinha Gonzaga (4 mãos)

Recital de piano Saudades de Chiquinha Gonzaga - Organizado pela professora Neusa França e produzido pelo site ChiquinhaGonzaga.com - Neusa França e Wandrei Braga, piano - Brasília-DF, 02 de setembro de 2009, na Embaixada de Portugal. Imagens de Karla Fernandes e Co-Produção Cíntia Coelho. Edição: Wandrei Braga

Ernesto Nazareth Odeon


Ragtime Piano : SCOTT JOPLIN . " The Entertainer " (1902)

Ernesto Nazareth: Bambino / Sagaz / Odeon. Piano: Marco Aurélio Xavier
Ernesto Júlio de Nazareth (Rio de Janeiro, 20 de março de 1863 — Jacarepaguá, 1º de Fevereiro de 1934) foi um pianista e compositor brasileiro, considerado um dos grandes nomes do "tango brasileiro" ou, simplesmente, choro.


Flor Amorosa - Instrumental Clássico Brasil séc. XIX (ao estilo da época)

Flor Amorosa - Interpretada por Maria Marta
Composição: Catulo da Paixão Cearense / Joaquim Calado


E A VIDA CONTINUA MAS SEMPRE SABENDO PRESERVAR O QUE É BOM.
Preservation Hall Jazz Band Darktown Strutters Ball


Um a Zero- (Pixinguinha) - Proveta e Big band do Branco

Big Band do Maestro Branco com participação do Proveta , apresentação realizada em outubro de 2007



Assanhado - Armandinho e Yamandú


TITO MARTINO JAZZ BAND
O Jazz autentico tocado com entusiasmo e talento. Para publico de todas as idades e de todos os quadrantes. Para seu Evento, Festa, Casamento, Show, Inauguração, Aniversário.
visite o site
www.titomartinojazzband.com.br


É ISSO AÍ......

PROXIMA NEXT



ÍNDICE

Nenhum comentário:

Postar um comentário