Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de outubro de 2010

O COMEÇO

Billie Holiday & Louis Armstrong

Do you know what it means to miss New Orleans

Do You Know What It Means To Miss New Orleans? By Levon LeBan


Take a stroll through th City of New Orleans. See the sights from Audubon Park to City Park - white tigers to pink birds. See 16th and 17th century buildings in the Vieux Carrie and experience some favorite foods.






Part of a recording of an interview of Jelly Roll Morton by Alan Lomax in 1938. Jazz history archive material. Jelly sings and plays Buddy Bolden Blues, and tells of his experiences watching Buddy in New Orleans, and talks about the great Buddy Bolden. "Buddy was the blowinest man since Gabriel!".



Joe "King" Oliver (Dec.19,1885 - April 10,1938) was a jazz cornet player and bandleader.

He was particularly noted for his playing style, pioneering the use of mutes. Also a notable composer, he wrote many tunes still played regularly, including "Dippermouth Blues", "Sweet Like This", "Canal Street Blues", and "Doctor Jazz". He was the mentor and teacher of Louis Armstrong. Two of Armstrong's most famous recordings, "West End Blues" and "Weather Bird", were Oliver compositions. His influence was such that Armstrong claimed, "if it had not been for Joe Oliver, Jazz would not be what it is today".


LOUIS FIRST SOLO



THE GREAT JELLY ROLL MORTN
Ragtime · Blues · Hot Piano
Ferd “Jelly Roll” Morton


THE CHANT


DR JAZZ.......................HELLO CENTRAL GIVE ME DR JAZZ
----------------------------------------------------------------------------------------------

Louis Armstrong and his Hot FivE AND HOT SEVEN

Louis Armstrong - Potato Head Blues - Crazy Jazz INCRIVEL


Louis Armstrong - West End Blues 1928


Heebie Jeebies-Louis Armstrong and his Hot Five


Louis Armstrong & His Hot Five - Hotter Than That - OKeh 8535
Louis Armstrong, c, v / Kid Ory, tb / Johnny Dodds, cl / Lil Armstrong, p / Johnny St. Cyr, bj / Lonnie Johnson, g. Chicago, December 13, 1927

Louis Armstrong, t,v / Fred Robinson, tb / Jimmy Strong, cl, ts / Earl Hines, p, v / Mancy Cara, bj / Zutty Singleton, d. Chicago, June 28, 1928
E lá no Rio de Janeiro...
PIXINGUINHA
Alfredo da Rocha Viana Filho, conhecido como Pixinguinha, (Rio de Janeiro, 23 de abril de 1897 — Rio de Janeiro, 17 de fevereiro de 1973) foi um flautista, saxofonista, compositor, cantor, arranjador e regente brasileiro.
Pixinguinha é considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira, contribuiu diretamente para que o choro encontrasse uma forma musical definitiva.
No dia 23 de abril comemora-se o Dia Nacional do Choro, trata-se de uma homenagem ao nascimento de Pixinguinha. A data foi criada oficialmente em 4 de setembro de 2000, quando foi sancionada lei originada por iniciativa do bandolinista Hamilton de Holanda e seus alunos da Escola de Choro Raphael Rabello.


Pxinguinha e seu conjunto toca "1x0" (Pixinguinha/Benedito Lacerda/Nelson Angelo) numa gravação dos anos 50.

PIXINGUINHA ETERNO

Pixinguinha , Altamiro Carrilho e Garoto - DVD Carinhoso


Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba tocam "Patrão, prenda seu gado" (Pixinguinha-Donga-João da Bahiana) em 1954.
Do programa "Arquivo N" da Globo News (sobre Pixinguinha).

Rio de Janeiro

Rio's blue toned samba - "chôrinho" or "weeping samba", standardized in the 20th century by the great composer Pixinguinha (last frame of the vid). Here the weeping is for Pixinguinha himself and for old times gone forever, by the unforgettable Vinicius de Moraes (with Toquinho's guitar), to pictures of Rio de Janeiro, old and modern.

João da Baiana e Donga

João da Baiana e Donga falando sobre o samba.
Se é do morro ou da cidade, e se nasceu no Rio ou veio da Bahia.
PELO TELEFONE --O PRIMEIRO SAMBA # The First Samba

Pelo Telefone, vídeo com apresentação e Donga, Pixinguinha, Hebe Camargo e Chico Buarque. 1966, TV Record. Pelo telefone foi a primeira música gravada a sair com a nomeação de samba, em 1917. É o primeiro samba gravado. Arguably the first samba to be recorded in 1917. Composed by Donga and Mauro de Almeida.


Foi no mês de fevereiro de 1969 que o diretor de cinema francês Pierre Barouh desembarcou no Rio de Janeiro disposto a registrar em película momentos de uma música que, embora conhecesse pouco, o fascinava intensamente. O olhar do estrangeiro, de coração aberto para a música brasileira, capturou imagens que durante 36 anos permaneceram desconhecidas no país.
Pequeno trecho abaixo, resultado das sessões de filmagem de Barouh com os ancestrais Pixinguinha e João da Baiana, então octagenários.


PROXIMA NEXT

Nenhum comentário:

Postar um comentário